Publicada em: 13/05/2020

Câmara de Cerquilho implanta Sistema de Controle Interno!!

A mais recente cliente da Confiatta Sistemas e Tecnologia, a Câmara Municipal de Cerquilho concluiu hoje a implantação do seu Sistema de Controle Interno.

 

De forma totalmente remota, nosso especialista Thiago Moraes acompanhou a controladora da Câmara, a Sra. Renata Aparecida de Toledo durante todo o processo.

 

Foram definidas todas as rotinas de verificação, que a partir de agora podem receber informações, de forma também remota, dos demais servidores da Casa Legislativa. Ideal, portanto, nesse período de distanciamento social, pois a obtenção de informações, suas análises e relatórios são totalmente informatizadas e grande parte delas automatizada.

 

A Controladora da Câmara recebeu, ainda, toda a capacitação para a implantação não só dos quesitos de verificação e suas respectivas áreas setoriais, como também para a implementação do POACI - Plano Operativo Anual do Controle Interno.

 

Nosso especialista Thiago explica que o Plano Operativo Anual de Controle Interno – POACI, é um instrumento em que a administração elege os processos que serão alvo de fiscalização no decorrer do exercício, no qual a Unidade Central de Controle Interno (UCCI) define os tipos de fiscalizações, quais sejam: planejadas e extraordinárias.

 

Considerando os quesitos do planejamento, é possível ter um quadro preliminar da situação orçamentária, financeira, operacional e patrimonial da entidade municipal, daí identificando certos pontos de fragilidade. Outro fator, senão o mais importante de todos, o presente Plano Operativo Anual de Controle Interno (POACI), onde identificará, além dos pontos essenciais já determinados na legislação, tais como os limites e condições da LRF, da aplicação dos mínimos constitucionais na educação e saúde, outros pontos de controle.

 

Ao analisar e descentralizar os quesitos classificados como (RISCO BAIXO - RB  | RISCO MÉDIO - RM  | RISCO ALTO - RA | RISCO EXTREMO - RE) a partir do Mapeamento de Riscos do Processo, serão eleitos os segmentos onde o Controle Interno concentrará mais energia.


São os chamados pontos de interesse ou de controle, baseada nos relatórios dos exercícios anteriores do Controle Interno, Controle Externo - TCESP e Ministério Público - MP, conclui Thiago.

ÚLTIMAS DO BLOG

Celular Hackeado !
Diante do crescente número de golpes virtuais, em especial, depois da pandemia, que deixou uma quantidade muito maior de pessoas conectadas, o tempo todo, portanto, mais exp...
Publicada em: 13/05/2020
VER MAIS
O Plano Operativo do Controle Interno foi tema de nossa Live de ontem!!
Na tarde de ontem, 04/08, realizamos a nossa terceira "live", para tratar de um tema de extrema importância para os controladores internos dos órgãos púb...
Publicada em: 13/05/2020
VER MAIS
A primeira Live da Confiatta foi um sucesso !!
Hoje pela manhã realizamos a nossa primeira "Live", com transmissão ao vivo pelo nosso Canal, no Youtube.             ...
Publicada em: 13/05/2020
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

+55 (15) 3233-8395


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: